Aconteceu na Educação em Junho de 2023
Durante o mês de Junho, na unidade do CEPI Flor de Lis, as crianças vivenciaram por meio de projetos investigativos, novas descobertas sobre o meio físico e natural explorando as dependências da Unidade. Com o objetivo de conhecer e identificar a presença de alguns animais que aparecem no jardim, receberam a visita de Vigilantes Ambientais e dos Guardiões que cuidam do Parque Ecológico Canela de Ema, localizado na região de Sobradinho II.
De acordo com as DCNEI (BRASIL,
2010a), as propostas pedagógicas devem
incentivar a curiosidade, a exploração, o
encantamento, o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças
em relação ao mundo físico, social, ao
tempo e à natureza.
Apresentação do Parque Ecológico Canela de Ema – enquanto as crianças apreciam o vídeo, fazem descobertas identificando plantas e animais existentes no parque.
As crianças conheceram um jabuti trazido pelos ambientalistas, observaram os diferentes insetos que compõem a terra como minhocas, tatus bola e também a manusearam.
Considerando as diversas manifestações artísticas, a dança, as brincadeiras e os jogos de faz de conta, as famílias do CEPI Sagui participaram junto às crianças com muita alegria dos preparativos e da festa.
Na sede da Casa de Ismael- Lar da Criança, as famílias, crianças e funcionários também se envolveram com alegria na festa, colaboraram com a organização e com as diversas atividades que o evento contemplou, brincadeiras, apresentação das crianças e dos adolescentes atendidos pela Casa.
No CEPI Olhos D’Água, os bebês e crianças vivenciaram, interagiram e participaram de atividades onde ampliaram seus conhecimentos a respeito da cultura Junina. Exploraram diferentes gêneros textuais e musicais, assim como conheceram sobre artistas plásticos que ilustram as festividades juninas, como Alfredo Volpi. Nesse processo, os bebês e crianças foram protagonistas em suas ações, tendo suas
identidades, desejos, interesses e necessidades respeitadas.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, abordou, a temática da valorização da infância e juventude e a erradicação do trabalho infantil. Em formato de oficinas, as crianças e adolescentes participaram de ações e atividades que tiveram como objetivos trabalhar os aspectos da valorização da infância e juventude, bem como os seus direitos.