Monthly Archives

setembro 2023
  • TROCO SOLIDÁRIO: SUPERMERCADOS COMPER

    Em 13/07/2023 a Casa de Ismael – Lar da Criança compareceu à unidade do Supermercados COMPER, localizada no Gama para receber o prêmio do Projeto Troco Solidário promovido pela rede de supermercados.

    O Projeto Solidário beneficia instituições beneficentes do Distrito Federal com o troco doado pelos clientes nas compras realizadas nas lojas da rede. Durante 2 meses, todo o valor doado beneficia uma instituição, que previamente passa por análise de necessidade e idoneidade e nos meses de maio e junho de 2023 a instituição beneficiada foi a Casel. A cerimônia de início da arrecadação aconteceu na unidade Águas Claras, no dia 12/05/2023, quando os profissionais do Comper premiaram a Associação de Crianças Carentes Nova Canaã de Ceilândia @acncdf, e apresentou a Casa de Ismael para os clientes, como nova beneficiária do Projeto.

    Durante os meses de maio e junho os profissionais dos caixas, de todas as lojas do Supermercados Comper, se empenharam para que os clientes doassem o troco de suas compras para auxiliar no cuidado e educação de mais de 1.700 crianças e adolescentes atendidos pela Casel e não faltou empenho e comprometimento por parte da equipe. O valor arrecadado contribuiu de forma significativa na manutenção das atividades da Casel.

    Na cerimônia de entrega do prêmio, o Gerente da unidade enfatizou a responsabilidade social da rede de supermercados em apoiar as associações civis do Distrito Federal, que não medem esforços para prestarem um atendimento de qualidade à população vulnerável. O Presidente da Casel, Valdemar Martins da Silva, agradeceu aos clientes e aos funcionários pela adesão, comprometimento e sucesso da ação e, mais uma vez parabenizou a rede de supermercados pela iniciativa louvável de auxiliar no apoio dos mais necessitados.

    Após a premiação o Senhor Valdemar passou o bastão do Projeto para o Abrigo Esperança, instituição que será beneficiada pela arrecadação durante os meses de julho e agosto e emanando energia para que a arrecadação seja tão importante para o publico atendido por ela como foi para a Casa de Ismael.

    A cerimônia se encerrou com um lanche delicioso compartilhado por todos os presentes e a com a certeza de que um pouquinho de cada um pode fazer muito para os que dependem da solidariedade de muitos.

    A todos que contribuíram para que esse Projeto acontecesse e se empenham, dia após dia, para que ele se mantenha, a Casel agradece e deseja sucesso nas próximas ações e espera poder participar novamente de Projetos como esse.

  • Aconteceu na educação em 2023

    Durante o mês de julho, na unidade do CEPI SAGUI, as crianças participaram de passeios coletivos com o intuito de promover interação e diversão, através do banho de piscina, brincadeiras no parque, casinha na árvore, bolas e etc., devido a interação das famílias nas ações da Festa Junina. Na semana de encerramento do primeiro semestre, foram realizadas brincadeiras em ambiente externo, com bolhas de sabão e bambolês, momentos de musicalizações e uma divertida festa à fantasia fez a alegria das crianças.

    Um currículo assim pensado, na Educação Infantil, valoriza a
    comunicação emocional, a atividade autônoma com os objetos e a
    brincadeira de faz de conta ou jogo de papéis sociais como modos
    peculiares da criança se relacionar com o seu entorno, uma vez que é
    guiada por essas atividades que ela melhor se relaciona com a
    cultura e melhor aprende no período do nascimento aos seis anos de
    vida. (ELKONIN, 1987; MUKKHINA, 1995).

    Passeio para o hotel fazenda Asa verde.

    Semana de Encerramento do segundo semestre- Festa à fantasia e brincadeiras com bolhas de sabão.

    Na unidade do CEPI Flor de Lis, foi realizada aula passeio com as crianças da turma do maternal II A e maternal II D, que visitaram uma exposição no TCU apreciando obras do artista Lucas Dupin. Durante a visita, participaram de oficina e manusearam argila e criaram de maneira livre e criativa novas esculturas.

    Em contexto aos planejamentos das turmas e atendendo ao tema da Plenarinha “Identidade e diversidade na Educação Infantil: Sou assim e você, como é?”, foram realizadas as preparações para a festa cultural, que teve como decoração as produções das crianças. Na data de 08/07, como formas de expressão, as crianças participaram de danças e musicalidades a partir da escolha dos repertórios musicais das próprias vivências.

    Apresentação das crianças com a participação das famílias na Festa Cultural

    Em retomada as atividades e ações planejadas para o 2º semestre, durante encontro pedagógico a Instituição recebeu a equipe da Administração de Sobradinho II, que por meio de formação orientaram sobre os cuidados e plantio na horta e revitalização dos jardins.

    Analisando o solo e o plantio já realizados pelas crianças na horta.

    Durante o mês de julho, na unidade SCFV, foi trabalhado com as crianças e adolescentes sobre as diversidades existentes em nossa sociedade, como também, as diversidades de gênero, racial, socioeconômica e religiosa, aplicando assim, no final do percurso uma pesquisa elaborada pelas crianças e adolescente dentro dos espaços da Casa de Ismael, com todos que compartilham os espaços comuns, com o intuito de gerar conscientização e incomodar de forma positiva a todos que participaram da
    mesma. O trabalho foi desenvolvido por meio das oficinas, as quais os educadores foram responsáveis por apresentar a temática e orientar para a construção da pesquisa de forma a acrescentar a todos.

    Oficina de leitura e expressão após ter trabalhado sobre a diversidade racial, mostrando por meio da atividade a importância da aceitação de si mesmo.

    Oficina de leitura e expressão após ter trabalhado o conceito diversidade para agregar ao vocabulário e aos
    conhecimentos de cada um.

    Pesquisa sobre as diversidades existentes em nossa sociedade. Esse momento foi fotografado pelo Educador em saída de sala para colher as respostas.

    Foto tirada no momento da aplicação da pesquisa com as crianças da convivência um.

    Os bebês e crianças do CEPI Olhos d’ Água, vivenciaram ao longo do mês de julho, momentos de socialização, interação e brincadeiras, onde ampliaram suas potencialidades físicas, motoras e cognitivas através da exploração do meio físico e trocas com seus pares e crianças de diferentes faixas etárias.

    Como parte do projeto investigativo “O mundo de texturas e sensações”, a turma do Berçário I, socializou com a turma do Maternal I B, em um momento de brincadeiras e manuseio de diversas texturas, despertando nas crianças bem pequenas e nos bebês diferentes sensações.

    A turma do Berçário II, explorou a horta, para realizar o plantio de tomate cereja, ampliando suas descobertas a respeito do período de plantio e colheita da fruta.

    Em parceria com as famílias, a turma do 2° período A, contou com a participação de uma família para realizar a manutenção da terra da horta e o plantio de mudas de ervas medicinais.

    As crianças do 2° período B, experimentaram circuitos com diferentes desafios experimentando sensações e ritmos, através da observação das obras de arte do artista Lucas Dupin no TCU.

    Foi promovido na unidade Educação Infantil Casel, a Exposição local do Circuito de Ciências da Secretaria de Educação, todas as turmas da Escola Infantil Casa de Ismael participaram da Etapa com os seguintes projetos: Plantas Carnívoras, descobrindo o Mundo das Cobras, As Formigas, O Fundo do Mar e Reciclando e criando. A proposta da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal é trabalhar os 17 objetivos sustentáveis Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, visando um planeta sustentável, com o objetivo de assegurar a paz mundial. As Educadoras da Instituição se baseiam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para fazerem as pesquisas com as crianças dentre os objetivos estão: 14- Vida Debaixo da água, 15- Vida Sobre a Terra, 11- Cidades e Comunidades Sustentável.

    Horta

    Foi realizada a limpeza e o preparo da terra para iniciar o plantio dos grãos de milho na horta com o objetivo de despertar o gosto e o interesse pela preservação do meio ambiente. Algumas crianças realizaram a organização dos matos secos dentro saco lixo, enquanto outras crianças misturavam a terra com as mãos sentindo a textura da mesma.

    As crianças utilizaram giz de cera, folhas brancas para construir a placa de reconhecimento e identificação da horta de acordo com seu interesse e criatividade, durante esta atividade as crianças demonstraram envolvimento atenção e capricho na construção de seus desenhos.

  • Fortalecendo parcerias: 1º evento com empresas parcerias de aprendizagem da Casa de Ismael

    No dia 16/06/2023, a Casel promoveu, pela primeira vez, um encontro com as empresas e instituições parceiras. O evento começou com uma abertura animada, onde dois músicos talentosos, encantaram representantes e convidados com melodias cativantes, criando um clima de descontração e entusiasmo.

    Durante o encontro, um dos pontos centrais discutidos foi a importância do diálogo e da parceria entre a Casa de Ismael e as empresas para o sucesso do programa de aprendizagem. Essa iniciativa do Programa Primeiro Passo para o Trabalho busca estimular as empresas a formarem e proporcionarem aos adolescentes e jovens uma valiosa oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal, de fortalecer o reconhecimento dos jovens nos espaços de profissionalização, de adquirirem sua autonomia de vida, além de mudar seu contexto social.

    A história da Casa de Ismael foi apresentada às empresas presentes, revelando sua missão, visão e valores fundamentais. Foi destacado o compromisso da Instituição em oferecer serviços de educação, convivência, acolhimento e profissionalização para crianças e adolescentes em situação de risco e de
    vulnerabilidade social.

    Durante a reunião, as equipes dos Departamentos Profissionalizante e de Pessoal foram apresentadas, demonstrando dedicação em fornecer uma formação sólida aos aprendizes. Foi ressaltada a importância do trabalho dos(as) assistentes sociais, responsáveis por encaminhar, visitar, atender e avaliar os jovens com intuito de auxiliá-los em seu desenvolvimento integral.


    Um dos aspectos cruciais ponderados na reunião, foi a experiência da aprendizagem na redução das desigualdades e no combate ao trabalho infantil. Foi destacado como o programa oferece experiências profissionais enriquecedoras para os(as) adolescentes e jovens, ao mesmo tempo em que fornece suporte às suas famílias. Os(as) orientadores(as) também foram reconhecidos(as) pelo papel fundamental na orientação e acompanhamento dos aprendizes durante todo o processo.

    Esse foi o primeiro encontro e que permitiu boas trocas de experiências, identificação de desafios e a busca conjunta de soluções. Por meio dessas parcerias, é possível promover oportunidades reais de transformação na vida dos(as) adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

    O encontro contou com a participação de jovens recém desligados do programa e jovens que foram contratados (as) pelos estabelecimentos onde foram aprendizes, assim, o evento cercou-se de emoção, leitura de poema, falas e trajetórias que oportunizaram novas convicções e construções de vida.

    Com o encerramento do primeiro encontro, ficou destacado que esse evento acontecerá pelo menos uma vez ao ano. Essa periodicidade possibilitará o acompanhamento contínuo de ações, o compartilhamento de resultados e a busca pela melhoria do programa.

    A Casa de Ismael e suas empresas parceiras estão empenhadas em criar um futuro mais justo e igualitário, investindo na formação e no empoderamento dos(as) adolescentes e jovens. Juntos, eles acreditam que a aprendizagem é um caminho de transformação e construção de uma sociedade mais inclusiva e próspera. Com diálogo, parceria e comprometimento mútuo é possível construir um futuro
    promissor, onde o trabalho infantil poderá, um dia, ser erradicado e a igualdade de oportunidades ser uma realidade para todos. O evento finalizou com sorteios e coffee break.