Aconteceu na educação em 2023

Durante o mês de julho, na unidade do CEPI SAGUI, as crianças participaram de passeios coletivos com o intuito de promover interação e diversão, através do banho de piscina, brincadeiras no parque, casinha na árvore, bolas e etc., devido a interação das famílias nas ações da Festa Junina. Na semana de encerramento do primeiro semestre, foram realizadas brincadeiras em ambiente externo, com bolhas de sabão e bambolês, momentos de musicalizações e uma divertida festa à fantasia fez a alegria das crianças.

Um currículo assim pensado, na Educação Infantil, valoriza a
comunicação emocional, a atividade autônoma com os objetos e a
brincadeira de faz de conta ou jogo de papéis sociais como modos
peculiares da criança se relacionar com o seu entorno, uma vez que é
guiada por essas atividades que ela melhor se relaciona com a
cultura e melhor aprende no período do nascimento aos seis anos de
vida. (ELKONIN, 1987; MUKKHINA, 1995).

Passeio para o hotel fazenda Asa verde.

Semana de Encerramento do segundo semestre- Festa à fantasia e brincadeiras com bolhas de sabão.

Na unidade do CEPI Flor de Lis, foi realizada aula passeio com as crianças da turma do maternal II A e maternal II D, que visitaram uma exposição no TCU apreciando obras do artista Lucas Dupin. Durante a visita, participaram de oficina e manusearam argila e criaram de maneira livre e criativa novas esculturas.

Em contexto aos planejamentos das turmas e atendendo ao tema da Plenarinha “Identidade e diversidade na Educação Infantil: Sou assim e você, como é?”, foram realizadas as preparações para a festa cultural, que teve como decoração as produções das crianças. Na data de 08/07, como formas de expressão, as crianças participaram de danças e musicalidades a partir da escolha dos repertórios musicais das próprias vivências.

Apresentação das crianças com a participação das famílias na Festa Cultural

Em retomada as atividades e ações planejadas para o 2º semestre, durante encontro pedagógico a Instituição recebeu a equipe da Administração de Sobradinho II, que por meio de formação orientaram sobre os cuidados e plantio na horta e revitalização dos jardins.

Analisando o solo e o plantio já realizados pelas crianças na horta.

Durante o mês de julho, na unidade SCFV, foi trabalhado com as crianças e adolescentes sobre as diversidades existentes em nossa sociedade, como também, as diversidades de gênero, racial, socioeconômica e religiosa, aplicando assim, no final do percurso uma pesquisa elaborada pelas crianças e adolescente dentro dos espaços da Casa de Ismael, com todos que compartilham os espaços comuns, com o intuito de gerar conscientização e incomodar de forma positiva a todos que participaram da
mesma. O trabalho foi desenvolvido por meio das oficinas, as quais os educadores foram responsáveis por apresentar a temática e orientar para a construção da pesquisa de forma a acrescentar a todos.

Oficina de leitura e expressão após ter trabalhado sobre a diversidade racial, mostrando por meio da atividade a importância da aceitação de si mesmo.

Oficina de leitura e expressão após ter trabalhado o conceito diversidade para agregar ao vocabulário e aos
conhecimentos de cada um.

Pesquisa sobre as diversidades existentes em nossa sociedade. Esse momento foi fotografado pelo Educador em saída de sala para colher as respostas.

Foto tirada no momento da aplicação da pesquisa com as crianças da convivência um.

Os bebês e crianças do CEPI Olhos d’ Água, vivenciaram ao longo do mês de julho, momentos de socialização, interação e brincadeiras, onde ampliaram suas potencialidades físicas, motoras e cognitivas através da exploração do meio físico e trocas com seus pares e crianças de diferentes faixas etárias.

Como parte do projeto investigativo “O mundo de texturas e sensações”, a turma do Berçário I, socializou com a turma do Maternal I B, em um momento de brincadeiras e manuseio de diversas texturas, despertando nas crianças bem pequenas e nos bebês diferentes sensações.

A turma do Berçário II, explorou a horta, para realizar o plantio de tomate cereja, ampliando suas descobertas a respeito do período de plantio e colheita da fruta.

Em parceria com as famílias, a turma do 2° período A, contou com a participação de uma família para realizar a manutenção da terra da horta e o plantio de mudas de ervas medicinais.

As crianças do 2° período B, experimentaram circuitos com diferentes desafios experimentando sensações e ritmos, através da observação das obras de arte do artista Lucas Dupin no TCU.

Foi promovido na unidade Educação Infantil Casel, a Exposição local do Circuito de Ciências da Secretaria de Educação, todas as turmas da Escola Infantil Casa de Ismael participaram da Etapa com os seguintes projetos: Plantas Carnívoras, descobrindo o Mundo das Cobras, As Formigas, O Fundo do Mar e Reciclando e criando. A proposta da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal é trabalhar os 17 objetivos sustentáveis Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, visando um planeta sustentável, com o objetivo de assegurar a paz mundial. As Educadoras da Instituição se baseiam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para fazerem as pesquisas com as crianças dentre os objetivos estão: 14- Vida Debaixo da água, 15- Vida Sobre a Terra, 11- Cidades e Comunidades Sustentável.

Horta

Foi realizada a limpeza e o preparo da terra para iniciar o plantio dos grãos de milho na horta com o objetivo de despertar o gosto e o interesse pela preservação do meio ambiente. Algumas crianças realizaram a organização dos matos secos dentro saco lixo, enquanto outras crianças misturavam a terra com as mãos sentindo a textura da mesma.

As crianças utilizaram giz de cera, folhas brancas para construir a placa de reconhecimento e identificação da horta de acordo com seu interesse e criatividade, durante esta atividade as crianças demonstraram envolvimento atenção e capricho na construção de seus desenhos.

Post A Comment