Monthly Archives

outubro 2023
  • Casa de Ismael recebe Troco Solidário Havan

    No dia 2 de outubro de 2023, a Casa de Ismael recebeu o Prêmio do Troco Solidário da unidade Havan, localizada na SIA Trecho 14 – Guará, Brasília. Essa doação faz parte da ação que arrecada o troco dos clientes para instituições beneficente.

    O Troco Solidário é uma iniciativa que busca utilizar os pequenos valores ou quantias autorizadas pelos clientes como uma forma de promover a solidariedade. Durante os meses de maio, junho e julho, a Havan arrecadou o troco solidário da unidade Guará Brasília, destinado a beneficiar a Casa de Ismael.
    A Casa de Ismael recebeu um cheque simbólico, no valor de R$20 mil, resultado do esforço conjunto de funcionários e clientes que se engajaram nessa campanha. Esse montante será investido em programas de assistência social e educação, voltados para mais de 1.700 crianças e adolescentes que são eneficiados pela Casa.

    Durante a cerimônia, os representantes da Casa de Ismael foram calorosamente recebidos pela gerente da loja, Maria Odília Justino, juntamente com os demais funcionários, incluindo a funcionária que mais arrecadou troco, Maria Elza Moura. Nesse momento, Maria Odília ressaltou a importância do Projeto Troco Solidário e dos serviços oferecidos pelas instituições beneficiadas. O evento foi marcado por orrisos e um sentimento genuíno de realização por mais um ciclo de sucesso do Troco Solidário.

    Ao final da cerimônia, o presidente da Casa de Ismael, Valdemar Martins da Silva, enfatizou a importância de dar continuidade ao Troco Solidário, que agora beneficiara o Lar dos Velhinhos Maria Madalena. Valdemar aproveitou a oportunidade para fazer uma compra e doar o seu troco a nova beneficiada e escolheu o caixa da Maria Elza, maior arrecadadora anterior, para fazer o pagamento. Essa atitude demonstra o comprometimento em contribuir com as pessoas mais vulneráveis.

    O Troco Solidário é uma iniciativa que demonstra como pequenas ações podem gerar grandes impactos. A parceria entre a Havan e instituições como a Casa de Ismael fortalece o compromisso de ambas as partes em construir uma sociedade mais justa e solidária.
    A Casel agradece e deseja que essa corrente de solidariedade continue a se expandir, beneficiando cada vez mais pessoas.

  • AUDIÊNCIA PUBLICA: O DIREITO DA CRIANÇA PARTICIPAR

    No dia 31/08/2023, a Casa de Ismael – Lar da Criança recebeu em sua Sede a Audiência Pública: o Direito da Criança Participar. Organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal – SEJUS, em parceria com a Secretaria de Educação e Instituições parceiras, o objetivo da Audiência foi garantir o Direito de Expressão das crianças para sua escuta atenta e sensível e lotou o auditório da Casel de pessoas entusiasmadas e participativas.

    As crianças se apresentaram, ouviram, participaram e se expressaram do início ao fim do evento. A participação dos pequenos (as) começou com a decoração do espaço que foi feita com a exposição das atividades das crianças das unidades de Educação Infantil da Casa de Ismael – Lar da Criança. Organizada para participar da 11ª Plenarinha, a exposição tratou do tema da Plenarinha “Identidade e Diversidade na Educação Infantil: Sou assim e você? como é?”, além de expor as mudanças que eles querem e/ou precisam ao seu redor, pois quando a criança tem o direito de participar ela consegue expressar tudo aquilo que sente falta, de forma sensível e realista.

    Iniciando a apresentação, as crianças do CEPI Jacarandá apresentaram fotos, falas e músicas com o tema da Plenarinha, seguidas pelas crianças da Casa do Candango deram com uma apresentação igualmente criativa, fofa e expressiva. Entre uma interação e outra, as crianças do Bombeiro Mirim, super sincronizadas, tocaram melodias divertidas e conhecidas ao som de flautas doces e prenderam a atenção dos menores e dos adultos, que em alguns momentos arriscavam acompanhar, parte da letra, com palmas e vozes.

    Após as apresentações das crianças houve apresentação de teatro de fantoche com estórias que mostravam as crianças o seu direito de se expressar e de estar em lugar seguro e que seus direitos são respeitados, elas interagiram, dançaram e satisfeitas se reuniram para fazer um lanchinho, pois um dos direitos da criança é se alimentar e os(as) pequenos (as) não economizaram na hora de aproveitar as delicias servidas e teve aqueles que mesmo em meio a festança não abriram mão de uma alimentação totalmente saudável e natural e felizes de ver as frutas em seus pratinhos se esbaldaram.

    Após o lanche, as crianças voltaram para suas atividades e organização para retornar as suas casas e as famílias receberam orientações sobre o motivo da Audiência Pública.

    A Casel ficou honrada de sediar um evento tão importante para o seu público e espera que as crianças tenham cada vez mais espaço para revelar as suas percepções, pois “Criança também tem direito de falar coisas”

  • A Escola Infantil da Casa de Ismael no aniversário de 4 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância.

    As Crianças da Escola Infantil da Casa de Ismael participaram, no dia 22 de setembro de 2023, no uditório do Superior Tribunal de Justiça, do Seminário Comemorativo dos 4 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância. O evento teve como objetivo principal apresentar os avanços e incentivos obtidos ao longo desses quatro anos de realização, visando a adesão de mais 24 instituições públicas, incluindo o STF, contabilizando um total de 312 membros ao Marco Legal da Primeira Infância, o Pacto foi assinado pela Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, durante o evento.

    As crianças foram recebidas em um espaço lúdico, repleto de brincadeiras, pintura e musicalização, contextualizando a importância do Pacto pela Primeira Infância, de forma adaptada à linguagem das crianças. Essa abordagem proporcionou uma experiência enriquecedora aos participantes.

    O Pacto Nacional pela Primeira Infância está em consonância com a regra da prioridade absoluta, estabelecida no Artigo 227 da Constituição Federal, no Art. 4.º do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como no Art. 3º da Lei 13.257, de 8 de março de 2016. Além disso, busca a implementação da Resolução CNJ nº 470/2022, que também se destina a promover o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

    Um dos destaques durante o Seminário, foi o tema apresentado pelo Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, “O Respeito à Diversidade na Primeira Infância como Direito Humano”, logo após foi lançado o Projeto “Diversidades das Primeiras Infâncias” que fará parte das ações do Pacto e evidenciará a importância do respeito à diversidade para as crianças brasileiras.

    Ao final do seminário, as crianças tiveram a oportunidade de subir ao palco, onde estavam presentes a Presidente do STF, Rosa Weber, e outros ministros. Nesse momento, as crianças entregaram desenhos, expressando sua criatividade e representando a importância do cuidado e do investimento na primeira infância.

    O Seminário comemorativo dos 4 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância foi um evento importante para destacar os avanços na implementação do Marco Legal da Primeira Infância e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento pleno das crianças desde os primeiros anos de vida. A iniciativa demonstra o empenho de diversos setores da sociedade em garantir uma infância feliz para as crianças, reconhecendo a importância de investir em seu bem-estar e desenvolvimento, desde cedo.