-
out 04 2023 AUDIÊNCIA PUBLICA: O DIREITO DA CRIANÇA PARTICIPAR
No dia 31/08/2023, a Casa de Ismael – Lar da Criança recebeu em sua Sede a Audiência Pública: o Direito da Criança Participar. Organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal – SEJUS, em parceria com a Secretaria de Educação e Instituições parceiras, o objetivo da Audiência foi garantir o Direito de Expressão das crianças para sua escuta atenta e sensível e lotou o auditório da Casel de pessoas entusiasmadas e participativas.
As crianças se apresentaram, ouviram, participaram e se expressaram do início ao fim do evento. A participação dos pequenos (as) começou com a decoração do espaço que foi feita com a exposição das atividades das crianças das unidades de Educação Infantil da Casa de Ismael – Lar da Criança. Organizada para participar da 11ª Plenarinha, a exposição tratou do tema da Plenarinha “Identidade e Diversidade na Educação Infantil: Sou assim e você? como é?”, além de expor as mudanças que eles querem e/ou precisam ao seu redor, pois quando a criança tem o direito de participar ela consegue expressar tudo aquilo que sente falta, de forma sensível e realista.
Iniciando a apresentação, as crianças do CEPI Jacarandá apresentaram fotos, falas e músicas com o tema da Plenarinha, seguidas pelas crianças da Casa do Candango deram com uma apresentação igualmente criativa, fofa e expressiva. Entre uma interação e outra, as crianças do Bombeiro Mirim, super sincronizadas, tocaram melodias divertidas e conhecidas ao som de flautas doces e prenderam a atenção dos menores e dos adultos, que em alguns momentos arriscavam acompanhar, parte da letra, com palmas e vozes.
Após as apresentações das crianças houve apresentação de teatro de fantoche com estórias que mostravam as crianças o seu direito de se expressar e de estar em lugar seguro e que seus direitos são respeitados, elas interagiram, dançaram e satisfeitas se reuniram para fazer um lanchinho, pois um dos direitos da criança é se alimentar e os(as) pequenos (as) não economizaram na hora de aproveitar as delicias servidas e teve aqueles que mesmo em meio a festança não abriram mão de uma alimentação totalmente saudável e natural e felizes de ver as frutas em seus pratinhos se esbaldaram.
Após o lanche, as crianças voltaram para suas atividades e organização para retornar as suas casas e as famílias receberam orientações sobre o motivo da Audiência Pública.
A Casel ficou honrada de sediar um evento tão importante para o seu público e espera que as crianças tenham cada vez mais espaço para revelar as suas percepções, pois “Criança também tem direito de falar coisas”