Daily Archives

janeiro 3, 2024
  • ACONTECEU NA EDUCAÇÃO E NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2023

    O Departamento de Educação da Casa de Ismael – Lar da Criança, apresenta algumas ações educativas realizadas no mês de novembro nas unidades de Educação Infantil e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No dia 22 de novembro aconteceu o encontro Distrital da XI Plenarinha:
    Identidade e Diversidade na Educação Infantil: “Eu sou assim e você, como é? ” Na EAPE – Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, no qual crianças e adolescentes atendidos na Casa de Ismael participaram desse evento. Este evento foi animado e divertido, nossas crianças brincaram nas oficinas de contação de histórias, brinquedos infláveis, mágica e capoeira.

    CEPI Sagui
    CEPI Olhos D´água
    CEPI Flor de Lis

    Ainda, neste dia, aconteceu o lançamento da 2ª Edição do Plano Distrital da Primeira Infância que durante ano foi revisto e atualizado com a colaboração dos setores da sociedade tais como: educação, saúde, segurança, entre outros e inclusive com a participação de bebês e crianças com até 6 anos de idade, seus familiares, profissionais da educação, juntamente com profissionais da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. O Plano Distrital diz respeito a políticas públicas feitas diretamente pela escuta sensível dos bebês e crianças. Assim é garantido às crianças o direito da livre expressão e o exercício da cidadania.

    Na unidade CEPI Sagui, as crianças apreciaram a apresentação da música: “O pano encantado”, realizada pelas educadoras. Depois as crianças dançaram, considerando a centralidade do corpo para o conhecimento e reconhecimento de suas potencialidades, limites e sensações corporais.

    Em 24 de novembro, recebemos a visita da Conselheira Tutelar Amanda, com uma roda de conversa com as famílias e funcionários sobre a Semana Maria da Penha, Lei Distrital nº 6.323/2019, no qual foram abordados assuntos como: 1.Como saber que está em um relacionamento abusivo; 2. Explicou a Lei Maria da Penha; 3.O significado “de onde vem as violências e das ações”.

    Na Unidade CEPI Olhos D’Água foi realizada aula passeio com as crianças da turma do 1º Período A, conforme as ações educativas planejadas, em que as educadoras conjuntamente com suas crianças visitaram os espaços do Correio Braziliense apreciando a logística de como é produzido um Jornal e suas notícias, também visitaram o espaço da Rádio Clube FM.

    As transições estão presentes na Educação Infantil de várias formas, como a transição de casa para a instituição de Educação Infantil, de uma instituição para outra, cabendo aos adultos um olhar cuidadoso e afetuoso sobre esses processos vivenciados pelas crianças. Como parte do Projeto de Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental do CEPI Olhos d’água, as crianças das turmas do 2º Período A e B, visitaram a Escola Classe 113 Norte.

    Já no CEPI Flor de Lis, a transição das crianças de maternal II para a escola sequencial foi realizada como uma das ações do projeto de transição, o Encontro da Saudade. Em participação, as famílias compareceram e apreciaram vídeos, apresentação das crianças e deixaram recados fraternos para a Instituição. Ao final, deliciaram-se com um maravilhoso lanche.

    Nesse contexto, ainda visitaram a escola sequencial, em que as crianças participaram da vivência da rotina e conheceram o novo Espaço Institucional.

    No CEPI Flor de Lis, foram previstas as aulas passeios conforme planejado no decorrer desse período, no qual as educadoras proporcionaram situações para que as crianças compreendessem e internalizassem a organização em sociedade, as diferenciações dos grupos sociais, dentre outros elementos que constituem a vida cultural humana, e sendo assim duas turmas de maternais II visitaram o planetário de Brasília, um momento cheio de curiosidades e descobertas.

    Na Escola Infantil Casa de Ismael, em comemoração à Semana do bebê, as educadoras juntamente com as crianças organizaram ações educativas estreitando os laços com outras unidades, as crianças visitaram o CEPI Olhos d’água. As educadoras, bebês e crianças desenvolveram diversas atividades, uma que chamou atenção dos bebês, foi a contação de história com fantoches. Vale ressaltar que as crianças do 2º Período “B” estavam no momento de pesquisa a temática “Como nascem os bebês? ”.

    No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram realizadas ações educativas e preventivas com as crianças e adolescentes sobre questões raciais, no qual o percurso trabalhado foi: “CADA UM COM SEU JEITO, CADA JEITO É DE UM. A IMPORTÂNCIA DA IGUALDADE RACIAL. ” O percurso ampliou o conhecimento a respeito de situações e aspectos de violências raciais. As oficinas aconteceram visando o
    ao protagonismo das crianças e adolescentes, por meio de suas falas e ações vivenciadas no cotidiano, em que foram abordados assuntos sobre peculiaridades culturais e formas de identificar as mais distintas violações de direitos que as pessoas negras enfrentam diariamente.

    “Na oficina Interativa, as crianças e adolescentes, realizaram o autorretrato utilizando aplicativos, onde
    puderam ampliar seus conhecimentos, a respeito de suas características físicas. ”

    “ A oficina de artes, teve como objetivo evidenciar os artistas negros, suas criações e obras, trazendo momentos de reflexão acerca da temática social e racial com o intuito de gerar sensibilidade e respeito
    para com o próximo”

  • ACONTECEU NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO SERVIÇO DE CONVIVENCIA EM AGOSTO DE 2023

    No mês de agosto a unidade de Educação Infantil CEPI Olhos d’Água, expôs as atividades e projetos dos bebês e crianças na etapa local do Circuito de Ciências e Plenarinha com o tema: “Identidade e diversidade na educação infantil: eu sou assim e você, como é?”. O mês de agosto ainda foi marcado pela participação das crianças do Maternal II na Audiência Pública “O direito da Criança Participar”. Visando envolver as crianças na constituição do novo Plano Distrital pela Primeira Infância.

    “Os bebês do Berçário II vivenciaram momentos com as famílias, explorando as diversas formas de manifestações artísticas.

    “As crianças do Maternal IB, vivenciaram diversas dimensões de aprendizagem para expressarem suas diferenças, utilizando o corpo como veículo de comunicação das diversas linguagens”
    “As crianças do 1° e 2° período B, manipularam e experimentaram diferentes texturas e materiais, para construção do vulcão. Ao explorar a maquete as crianças observaram a transformação dos elementos (bicarbonato e vinagre) em larvas.”

    As crianças da turma do Maternal II ampliaram suas descobertas sociais e culturais, ao participarem da Audiência Pública no auditório da Casa de Ismael-Lar da Criança, onde evidenciaram o protagonismo infantil através de suas falas, expressões corporais e musicais

    Na unidade CEPI Sagui de Brazlândia, realizou-se durante a primeira semana de agosto as atividades voltadas para a Semana Distrital do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA (Lei Distrital nº 6.846/2021). Na quarta-feira, dia 02, foi realizada uma passeata aos arredores da escola, onde as crianças com os cartazes produzidos por elas mesmas, declararam que, toda criança tem o direito de ser criança. Foi um momento de conscientização da vizinhança e de alegria para todas as crianças. No dia 04 de agosto, sexta- feira, foi realizado o circuito de ciências com exposições dos projetos confeccionados pelas
    crianças. As famílias apreciaram os estandes com as crianças que mostraram para seus responsáveis os projetos criados por elas. No dia 18 de agosto, sexta-feira, realizou-se a XI Plenarinha local, com o tema: “Identidade e Diversidade – Eu sou assim e você como é?”. Neste dia as famílias apreciaram as atividades confeccionadas pelas crianças e participaram de estandes interativos referente ao tema. As crianças também apresentaram o musical “Normal é ser diferente- Grande pequeninos”

    Passeata de conscientização pela Semana Distrital do Estatuto da Criança e Adolescente.

    Estande Circuito de Ciências
    Famílias participando dos estandes interativos na XI Plenarinha local.

    Na Escola Infantil Casa de Ismael, no mês de agosto desenvolveu-se brincadeiras, passeios e atividades voltadas às expressões livre das crianças que é o brincar e as brincadeiras. As turmas dos 1º e 2º períodos foram ao parque próximo ao memorial dos ex- combatentes. Lá, as educadoras desenvolveram diversas brincadeiras direcionadas e para além de brincarem, finalizou-se com as crianças participando de um delicioso piquenique.

    Crianças brincando e realizando um delicioso piquenique

    Todas as sextas-feiras, em consonância do subprojeto: “Tocando, Cantando e Encantando.”, as crianças da Escola Infantil, realizaram apresentações musicais e teatrais socializando assim, as suas produções com as demais turmas na escola. As crianças confeccionam instrumentos musicais com materiais reutilizáveis e também usaram instrumentos musicais estruturados, proporcionando momentos de incentivo à cultura.

    Já no CEPI Flor de Lis, conforme previsto no Calendário da Secretaria de Educação do Distrito Federal SEDF, a Semana Distrital do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as crianças participaram de rodas de conversas e se apresentaram musicalmente em valorização dos direitos dos bebês e das crianças.

    Musicalização no processo de aprendizagem.

    Na semana Distrital da Educação da Educação Infantil, tivemos uma programação animada com as crianças e a participação das famílias em oficinas onde brincaram e interagiram.

    Participação das familias nas oficinas

    Foi realizada exposição local no jardim da unidade sobre o Circuito de Ciências, onde as famílias foram convidadas a apreciarem os trabalhos e a conhecer as ações desenvolvidas dos projetos com os bebês e as crianças.

    Participação das famílias na exposição do circuito de ciências

    No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, durante o mês de agosto, trabalhamos com as crianças e com os adolescentes por meio do percurso: “Fomento a Cidadania e a Participação Popular.” Realizaram-se ações que pudessem agregar a vida de cada um, tanto em suas individualidades, quanto no âmbito social. Trabalhamos na Oficina de Leitura e Expressão, em rodas de conversas, as temáticas
    como: protagonismo social, a conceituação de democracia, os direitos e deveres, etc.

    Fotos tiradas na Oficina de Leitura e Expressão com as crianças e adolescentes

    Assim como A Oficina de Corpo e Movimento, trabalhou temáticas como: música e dança nas vivencias sociais, brincadeiras lúdicas com o olhar voltado para as percepções sociais, a pratica de Yoga para o fortalecimento da saúde mental na perspectiva social, entre outras atividades.

    Fotos tiradas durante as atividades da Oficina de Corpo e Movimento

    Houve ainda, a participação na Conferência Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente que tinha por tema: “A Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade”, buscando inseri-los e os tornar próximos de vivências que se aproximam do exercício do papel social. No decorrer do dia, foram realizados com as crianças e os adolescentes momentos de discussões e conversas sobre as temáticas
    trabalhadas e momentos de descontrações e brincadeiras.

    Participação na conferência realizada pelo CDCA