ACONTECEU NA EDUCAÇÃO E NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2023

O Departamento de Educação da Casa de Ismael – Lar da Criança, apresenta algumas ações educativas realizadas no mês de novembro nas unidades de Educação Infantil e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No dia 22 de novembro aconteceu o encontro Distrital da XI Plenarinha:
Identidade e Diversidade na Educação Infantil: “Eu sou assim e você, como é? ” Na EAPE – Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, no qual crianças e adolescentes atendidos na Casa de Ismael participaram desse evento. Este evento foi animado e divertido, nossas crianças brincaram nas oficinas de contação de histórias, brinquedos infláveis, mágica e capoeira.

CEPI Sagui
CEPI Olhos D´água
CEPI Flor de Lis

Ainda, neste dia, aconteceu o lançamento da 2ª Edição do Plano Distrital da Primeira Infância que durante ano foi revisto e atualizado com a colaboração dos setores da sociedade tais como: educação, saúde, segurança, entre outros e inclusive com a participação de bebês e crianças com até 6 anos de idade, seus familiares, profissionais da educação, juntamente com profissionais da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. O Plano Distrital diz respeito a políticas públicas feitas diretamente pela escuta sensível dos bebês e crianças. Assim é garantido às crianças o direito da livre expressão e o exercício da cidadania.

Na unidade CEPI Sagui, as crianças apreciaram a apresentação da música: “O pano encantado”, realizada pelas educadoras. Depois as crianças dançaram, considerando a centralidade do corpo para o conhecimento e reconhecimento de suas potencialidades, limites e sensações corporais.

Em 24 de novembro, recebemos a visita da Conselheira Tutelar Amanda, com uma roda de conversa com as famílias e funcionários sobre a Semana Maria da Penha, Lei Distrital nº 6.323/2019, no qual foram abordados assuntos como: 1.Como saber que está em um relacionamento abusivo; 2. Explicou a Lei Maria da Penha; 3.O significado “de onde vem as violências e das ações”.

Na Unidade CEPI Olhos D’Água foi realizada aula passeio com as crianças da turma do 1º Período A, conforme as ações educativas planejadas, em que as educadoras conjuntamente com suas crianças visitaram os espaços do Correio Braziliense apreciando a logística de como é produzido um Jornal e suas notícias, também visitaram o espaço da Rádio Clube FM.

As transições estão presentes na Educação Infantil de várias formas, como a transição de casa para a instituição de Educação Infantil, de uma instituição para outra, cabendo aos adultos um olhar cuidadoso e afetuoso sobre esses processos vivenciados pelas crianças. Como parte do Projeto de Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental do CEPI Olhos d’água, as crianças das turmas do 2º Período A e B, visitaram a Escola Classe 113 Norte.

Já no CEPI Flor de Lis, a transição das crianças de maternal II para a escola sequencial foi realizada como uma das ações do projeto de transição, o Encontro da Saudade. Em participação, as famílias compareceram e apreciaram vídeos, apresentação das crianças e deixaram recados fraternos para a Instituição. Ao final, deliciaram-se com um maravilhoso lanche.

Nesse contexto, ainda visitaram a escola sequencial, em que as crianças participaram da vivência da rotina e conheceram o novo Espaço Institucional.

No CEPI Flor de Lis, foram previstas as aulas passeios conforme planejado no decorrer desse período, no qual as educadoras proporcionaram situações para que as crianças compreendessem e internalizassem a organização em sociedade, as diferenciações dos grupos sociais, dentre outros elementos que constituem a vida cultural humana, e sendo assim duas turmas de maternais II visitaram o planetário de Brasília, um momento cheio de curiosidades e descobertas.

Na Escola Infantil Casa de Ismael, em comemoração à Semana do bebê, as educadoras juntamente com as crianças organizaram ações educativas estreitando os laços com outras unidades, as crianças visitaram o CEPI Olhos d’água. As educadoras, bebês e crianças desenvolveram diversas atividades, uma que chamou atenção dos bebês, foi a contação de história com fantoches. Vale ressaltar que as crianças do 2º Período “B” estavam no momento de pesquisa a temática “Como nascem os bebês? ”.

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram realizadas ações educativas e preventivas com as crianças e adolescentes sobre questões raciais, no qual o percurso trabalhado foi: “CADA UM COM SEU JEITO, CADA JEITO É DE UM. A IMPORTÂNCIA DA IGUALDADE RACIAL. ” O percurso ampliou o conhecimento a respeito de situações e aspectos de violências raciais. As oficinas aconteceram visando o
ao protagonismo das crianças e adolescentes, por meio de suas falas e ações vivenciadas no cotidiano, em que foram abordados assuntos sobre peculiaridades culturais e formas de identificar as mais distintas violações de direitos que as pessoas negras enfrentam diariamente.

“Na oficina Interativa, as crianças e adolescentes, realizaram o autorretrato utilizando aplicativos, onde
puderam ampliar seus conhecimentos, a respeito de suas características físicas. ”

“ A oficina de artes, teve como objetivo evidenciar os artistas negros, suas criações e obras, trazendo momentos de reflexão acerca da temática social e racial com o intuito de gerar sensibilidade e respeito
para com o próximo”

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