ACONTECEU NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO SERVIÇO DE CONVIVENCIA EM AGOSTO DE 2023
No mês de agosto a unidade de Educação Infantil CEPI Olhos d’Água, expôs as atividades e projetos dos bebês e crianças na etapa local do Circuito de Ciências e Plenarinha com o tema: “Identidade e diversidade na educação infantil: eu sou assim e você, como é?”. O mês de agosto ainda foi marcado pela participação das crianças do Maternal II na Audiência Pública “O direito da Criança Participar”. Visando envolver as crianças na constituição do novo Plano Distrital pela Primeira Infância.
“Os bebês do Berçário II vivenciaram momentos com as famílias, explorando as diversas formas de manifestações artísticas.
As crianças da turma do Maternal II ampliaram suas descobertas sociais e culturais, ao participarem da Audiência Pública no auditório da Casa de Ismael-Lar da Criança, onde evidenciaram o protagonismo infantil através de suas falas, expressões corporais e musicais
Na unidade CEPI Sagui de Brazlândia, realizou-se durante a primeira semana de agosto as atividades voltadas para a Semana Distrital do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA (Lei Distrital nº 6.846/2021). Na quarta-feira, dia 02, foi realizada uma passeata aos arredores da escola, onde as crianças com os cartazes produzidos por elas mesmas, declararam que, toda criança tem o direito de ser criança. Foi um momento de conscientização da vizinhança e de alegria para todas as crianças. No dia 04 de agosto, sexta- feira, foi realizado o circuito de ciências com exposições dos projetos confeccionados pelas
crianças. As famílias apreciaram os estandes com as crianças que mostraram para seus responsáveis os projetos criados por elas. No dia 18 de agosto, sexta-feira, realizou-se a XI Plenarinha local, com o tema: “Identidade e Diversidade – Eu sou assim e você como é?”. Neste dia as famílias apreciaram as atividades confeccionadas pelas crianças e participaram de estandes interativos referente ao tema. As crianças também apresentaram o musical “Normal é ser diferente- Grande pequeninos”
Passeata de conscientização pela Semana Distrital do Estatuto da Criança e Adolescente.
Na Escola Infantil Casa de Ismael, no mês de agosto desenvolveu-se brincadeiras, passeios e atividades voltadas às expressões livre das crianças que é o brincar e as brincadeiras. As turmas dos 1º e 2º períodos foram ao parque próximo ao memorial dos ex- combatentes. Lá, as educadoras desenvolveram diversas brincadeiras direcionadas e para além de brincarem, finalizou-se com as crianças participando de um delicioso piquenique.
Crianças brincando e realizando um delicioso piquenique
Todas as sextas-feiras, em consonância do subprojeto: “Tocando, Cantando e Encantando.”, as crianças da Escola Infantil, realizaram apresentações musicais e teatrais socializando assim, as suas produções com as demais turmas na escola. As crianças confeccionam instrumentos musicais com materiais reutilizáveis e também usaram instrumentos musicais estruturados, proporcionando momentos de incentivo à cultura.
Já no CEPI Flor de Lis, conforme previsto no Calendário da Secretaria de Educação do Distrito Federal SEDF, a Semana Distrital do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as crianças participaram de rodas de conversas e se apresentaram musicalmente em valorização dos direitos dos bebês e das crianças.
Na semana Distrital da Educação da Educação Infantil, tivemos uma programação animada com as crianças e a participação das famílias em oficinas onde brincaram e interagiram.
Participação das familias nas oficinas
Foi realizada exposição local no jardim da unidade sobre o Circuito de Ciências, onde as famílias foram convidadas a apreciarem os trabalhos e a conhecer as ações desenvolvidas dos projetos com os bebês e as crianças.
Participação das famílias na exposição do circuito de ciências
No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, durante o mês de agosto, trabalhamos com as crianças e com os adolescentes por meio do percurso: “Fomento a Cidadania e a Participação Popular.” Realizaram-se ações que pudessem agregar a vida de cada um, tanto em suas individualidades, quanto no âmbito social. Trabalhamos na Oficina de Leitura e Expressão, em rodas de conversas, as temáticas
como: protagonismo social, a conceituação de democracia, os direitos e deveres, etc.
Fotos tiradas na Oficina de Leitura e Expressão com as crianças e adolescentes
Assim como A Oficina de Corpo e Movimento, trabalhou temáticas como: música e dança nas vivencias sociais, brincadeiras lúdicas com o olhar voltado para as percepções sociais, a pratica de Yoga para o fortalecimento da saúde mental na perspectiva social, entre outras atividades.
Fotos tiradas durante as atividades da Oficina de Corpo e Movimento
Houve ainda, a participação na Conferência Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente que tinha por tema: “A Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade”, buscando inseri-los e os tornar próximos de vivências que se aproximam do exercício do papel social. No decorrer do dia, foram realizados com as crianças e os adolescentes momentos de discussões e conversas sobre as temáticas
trabalhadas e momentos de descontrações e brincadeiras.
Participação na conferência realizada pelo CDCA