SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA

E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – SCFV

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.”
Paulo Freire

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um Serviço de Proteção Social Básica da Assistência Social, de interesse público, reconhecido como um serviço preventivo das situações de vulnerabilidade e risco social, que atende crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social.

Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

A meta pactuada é de 150 (cento e cinquenta) crianças e adolescentes encaminhadas pelo CRAS-Brasília. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, respeitando o horário escolar das crianças e adolescentes. A organização dos grupos no SCFV se constitui a partir de intervalos de faixas etárias específicas: de 6 (seis) a 9 (nove) anos de idade, 10 (dez) a 12 (doze) anos de idade e 13 (treze) a 17 (dezessete) anos de idade.

OFICINAS DO SCFV

As atividades desenvolvidas no SCFV são realizadas por meio das oficinas que são espaços intergeracionais e transdisciplinares, onde se compartilham experiências que visam promover o fortalecimento de vínculos e diferentes aprendizagens, corroborando para estimular o convívio social, o sentimento de pertencimento, a formação de identidade e as construções de relações e entendimentos de cidadania, além de ampliar o repertório sociocultural, artístico e cognitivo das crianças e adolescentes e ainda valorizando a diversidade.

A Oficina Criar e Recriar promove às crianças e adolescentes um espaço de descobertas e experiências, usando como estratégia atividades que possibilitam a busca de novas experiências com o fazer artesanal, tornando um ambiente atrativo e prazeroso. Para tal, realiza atividades que ampliam o conhecimento artístico das crianças e dos adolescentes e sua compreensão sobre o cuidado com o meio ambiente. Proporciona também um ambiente acolhedor para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças e adolescentes, proporcionando a prática de respeito à diversidade cultural e individual, alimentando assim o olhar coletivo.

A Oficina de Artes tem como principal objetivo disponibilizar através das diversas atividades, os conhecimentos básicos para a prática artística do desenho, pintura, gravura, escultura, teatro e música, etc. Usando para tal, estratégias como o estudo do uso das cores, formas de composição de espaço, tridimensionalidade, meios de expressão, entre outras. “Descolonizar” e cultivar um olhar diferenciado sobre a arte figurativa e abstrata, na História da Arte, foi um dos focos do trabalho. Para tal, levantaram-se os interesses pelos diversos campos artísticos, tendo como estratégia a experiência pessoal das crianças e adolescentes em suas vivências.

A oficina “Corpo e Movimento” trabalha com crianças e adolescentes para ampliar suas capacidades motoras e encontrando cada vez mais segurança com suas habilidades. Reconhecendo suas potencialidades e limites corporais através de circuitos, corridas, Futebol, Queimadas, Pique pega, Pique esconde, Beti, Artilheirinho, Basquete, Skate e danças urbanas como o Breaking. Todos esses momentos descritos são de suma importância para dar continuidade ao desenvolvimento das aptidões físicas, alongamentos, fortalecimento e manutenção dos músculos superiores e inferiores que contribuem para a saúde das crianças e adolescentes, e trabalhando a coordenação motora de forma lúdica de acordo com sua idade e consciência corporal que apontaram durante as práticas.

A oficina Interativa oportuniza que as crianças e adolescentes tem contato com computadores e outros equipamentos tecnológicos, possíveis de serem explorados e manipulados, favorecendo a inclusão digital, propiciando interatividade, criatividade e o acesso às novas tecnologias da informação e conhecimentos. Organiza-se atividades com diversas possibilidades interativas: jogos educativos, edição de imagens e vídeos e acesso às redes sociais, ampliando assim o conhecimento de mundo das crianças e adolescentes.

Através dos jogos e brincadeiras as crianças e os adolescentes passam a entender e a estabelecer regras e combinados por si mesmos ou pelo grupo, isso possibilita à resolução de possíveis conflitos gerados no momento dos jogos e brincadeiras. Assim como que as crianças e adolescentes desenvolvam a imaginação de modo que elas possam sonhar, sentir, decidir, aventurarse e agir, recriando o tempo e o espaço da brincadeira, colocando toda sua imaginação em ação.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um Serviço de Proteção Social Básica da Assistência Social, de interesse público, reconhecido como um serviço preventivo das situações de vulnerabilidade e risco social, que atende crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social.

Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

A meta pactuada no Plano de Trabalho é de 130 (cento e trinta) crianças e adolescentes encaminhadas pelo CRAS-Brasília. O atendimento em 2019 realizou-se de segunda-feira a sexta-feira, respeitando o horário escolar das crianças e adolescentes. A organização dos grupos no SCFV se constituiu a partir de intervalos de faixas etárias específicas: de 6 (seis) a 9 (nove) anos de idade, 10 (dez) a 12 (doze) anos de idade e 13 (treze) a 17 (dezessete) anos de idade.

OFICINAS DO SCFV

As atividades desenvolvidas no SCFV foram realizadas por meio das oficinas que são espaços intergeracionais e transdisciplinares, onde se compartilham experiências que visaram promover o fortalecimento de vínculos e diferentes aprendizagens, corroborando para estimular o convívio social, o sentimento de pertença, a formação de identidade e as construções de relações e entendimentos de cidadania, além de ampliar o repertório sociocultural, artístico e cognitivo das crianças e adolescentes e ainda valorizando a diversidade.

A Oficina Criar e Recriar promove às crianças e adolescentes um espaço de descobertas e experiências, usando como estratégia atividades que possibilitam a busca de novas experiências com o fazer artesanal, tornando um ambiente atrativo e prazeroso. Para tal, realiza-se atividades que ampliem o conhecimento artístico das crianças e dos adolescentes e sua compreensão sobre o cuidado com o meio ambiente. Proporcionando também um ambiente acolhedor para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças e adolescentes, voltado para a prática de respeito à diversidade cultural e individual, alimentando assim o olhar coletivo.

A Oficina de Artes teve como principal objetivo disponibilizar através das diversas atividades, os conhecimentos básicos para a prática artística do desenho, pintura, gravura, escultura, teatro e música, etc. Usando para tal, estratégias como o estudo do uso das cores, formas de composição de espaço, tridimensionalidade, meios de expressão, entre outras. “Descolonizar” e cultivar um olhar diferenciado sobre a arte figurativa e abstrata, na História da Arte, foi um dos focos do trabalho. Para tal, levantaram-se os interesses pelos diversos campos artísticos, tendo como estratégia a experiência pessoal das crianças e adolescentes em suas vivências.

A oficina “Corpo e Movimento” trabalhou com crianças e adolescentes para ampliar suas capacidades motoras e encontrando cada vez mais segurança com suas habilidades. Reconhecendo suas potencialidades e limites corporais através de circuitos, corridas, Futebol, Queimadas, Pique pega, Pique esconde, Beti, Artilheirinho, Basquete, Skate e danças urbanas como o Breaking. Todos esses momentos descritos foram de suma importância para dar continuidade ao desenvolvimento das aptidões físicas, alongamentos, fortalecimento e manutenção dos músculos superiores e inferiores que contribuem para a saúde das crianças e adolescentes, e trabalhando a coordenação motora de forma lúdica de acordo com sua idade e consciência corporal que apontaram durante as práticas.

A oficina Interativa oportunizou que as crianças e adolescentes tivessem contato com computadores e outros equipamentos tecnológicos, possíveis de serem explorados e manipulados, favorecendo a inclusão digital, propiciando interatividade, criatividade e o acesso às novas tecnologias da informação e conhecimentos. Organizou-se atividades com diversas possibilidades interativas: jogos educativos, edição de imagens e vídeos e acesso às redes sociais, ampliando assim o conhecimento de mundo das crianças e adolescentes.

Através dos jogos e brincadeiras as crianças e os adolescentes passam a entender e a estabelecer regras e combinados por si mesmos ou pelo grupo, isso possibilita à resolução de possíveis conflitos gerados no momento dos jogos e brincadeiras. Assim como que as crianças e adolescentes desenvolvam a imaginação de modo que elas possam sonhar, sentir, decidir, aventurarse e agir, recriando o tempo e o espaço da brincadeira, colocando toda sua imaginação em ação.