Educação
Infantil
Primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral dos bebês, das crianças bem pequenas e das crianças pequenas, que correspondem à faixa etária de 0 (zero) até 6 (seis) anos. O reconhecimento dessas crianças como sujeitos históricos de direitos se deu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, sendo dever do Estado garantir-lhes atendimento em creches e pré-escolas, que se constituem espaços coletivos, não domésticos, públicos, laicos, gratuitos e de qualidade social.
A Educação Infantil é um direito humano e social de todas as crianças até seis anos de idade, sem nenhum tipo de distinção, seja decorrente de origem geográfica, caracteres do fenótipo (cor da pele, traços de rosto e cabelo), de etnia, de nacionalidade, de sexo, de deficiência física ou mental, de nível socioeconômico ou de classe social.
A Casa de Ismael – Lar da Criança oferece atendimento de cuidado e educação a bebês, crianças bem pequenas e a crianças pequenas em período integral de 10 (dez) horas diárias, em parceria com o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado e Educação (SEEDF) e por meio da gestão de três unidades de Educação Infantil: Escola Infantil Casa de Ismael, Centro de Educação para a Primeira Infância CEPI Flor de Lis e Centro de Educação para a Primeira Infância CEPI Olhos D’Água.
As ações desenvolvidas no âmbito das três instituições que ofertam Educação Infantil consideram as Propostas Pedagógicas de cada unidade e o Currículo em Movimento para a Educação Infantil, elaborado pela SEEDF. Também são organizadas com base nos interesses e nas necessidades das crianças, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que subsidiam os cinco Campos de Experiência (BRASIL, 2017), a saber: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Além do currículo da rede pública de ensino do Distrito Federal, as ações pedagógicas também se pautam na Pedagogia de Freinet, que se alicerça em quatro eixos fundamentais: a cooperação – como forma de construção social do conhecimento; a comunicação – como forma de integrar esse conhecimento; a documentação – registro da história que se constrói diariamente, e a afetividade – elo entre as pessoas e o objeto de conhecimento.
Condições de acesso à Educação Infantil
As inscrições no cadastro de vagas, a classificação, a seleção e o encaminhamento das crianças da Educação Infantil são procedimentos de responsabilidade da Subsecretaria de Planejamento e Avaliação Educacional (SUPLAV) da SEEDF, por meio da Gerência Regional de Planejamento e Avaliação (GPAV).